Como cuidar dos móveis planejados

Você sabe como cuidar dos móveis planejados? Os móveis planejados, em sua maioria, são fabricados em MDF, um material que oferece maior resistência para a construção de armários, gavetas e, ao mesmo tempo, permitem uma série de recortes e acabamentos personalizados. Por essa razão, o MDF se popularizou na indústria de móveis planejados e ganharam a preferência dos brasileiros.

Porém, para que esses materiais aliem total beleza, funcionalidade e durabilidade, é preciso que sejam cuidados corretamente, evitando a exposição com fatores que possam prejudicar a integridade dos móveis. Conheça um pouco mais sobre os móveis planejados em MDF e confira algumas dicas de cuidados:

como cuidar dos móveis planejados

O que é o MDF?

Sigla para “Medium Density Fiberboard”, o MDF é uma chapa de fibra de média densidade, formada por processos que empregam pressão e altas temperaturas em fibras de madeira para que elas sejam condensadas através de resinas.

Apesar de não serem tão resistentes quanto a madeira maciça, essas fibras podem suportar pesos e se adaptar a diferentes cortes e produtos sem perder a sua integridade, sendo perfeitas para a confecção de móveis planejados personalizados, especialmente para quartos e cozinhas.

Confira o vídeo abaixo de como é feita a material prima principal dos móveis planejados.

Como devo cuidar dos móveis planejados?

Para garantir a sua durabilidade sem empenar, os móveis planejados precisam ser protegidos de determinados fatores, como umidade, por exemplo. As principais dicas de como cuidar dos móveis planejados são:

  1. Evite exposição a umidade. Para a proteção em juntas de pia, utilize resinas de silicone, que fará a correta vedação. Da mesma maneira, verifique sempre a integridade dos sistemas hidráulicos, pois infiltrações causadas pelo vazamento de umidade podem afetar os móveis;
  1. Proteger as peças dos raios solares diretos, se possível com cortina, pois o excesso de calor e os raios solares diretos podem causar ressecamento das peças;
  1. Evite o contato com produtos de difícil remoção;
  1. Evite a utilização de produtos abrasivos para a sua limpeza; que esta seja realizada preferencialmente com um pano úmido. Essa regra também vale para produtos de limpeza. Normalmente produtos de limpeza que não podem ser usados sobre madeira devem ser evitados. Detergentes e removedores, muitas vezes utilizados para a limpeza, podem causar manchas aos móveis planejados;
  1. Evite a colocação de pesos excessivos sobre as peças ou utilizar gavetas e placas como apoio para alcançar outros lugares;
  1. Evite apoiar panelas, formas, assadeiras ou outros utensílios aquecidos diretamente sobre as peças para não causar danos;
  1. Evite cortar alimentos ou objetos diretamente sobre os móveis, pois o contato com instrumentos de corte poderá provocar arranhões e prejudicar o seu acabamento;
  1. Evite o contato com canetas e tintas sobre os revestimentos, pois elas podem causar manchas, muitas vezes irreversíveis.
  1. Utilize sempre apoios para instrumentos, talheres, panelas, porta-copos e outros utensílios que protegem o móvel de possíveis agressões.
  1. O uso de lustra-móveis ou silicone incolor pode aumentar a longevidade de seu móvel e é altamente recomendável. Para disfarçar possíveis arranhões na superfície, utilizar pomada para calçados da cor aproximada do móvel irá minimizar os danos.

Tomando todos esses cuidados, seus móveis planejados durarão muito mais tempo sem apresentar arranhões, manchas, ressecamento, descolamento das fibras ou alteração em sua forma. E você, como costuma cuidar de seus móveis? Se tiver alguma outra dica, compartilhe conosco e deixe o seu comentário!