Como ter seu Home Office

 

Um sonho para muitos e uma realidade para poucos. Ter um escritório em sua casa, poder trabalhar de forma mais confortável e leve.

Não são todas as pessoas que podem desfrutar dessa forma de trabalho, se você é empresário ou quer testar uma ideia se funciona, é viável, porém se você é colaborador de alguma empresa, depende de diversos fatores para poder trabalhar em sua casa.

Quanto a parte estrutural, um Home Office bem feito, ajuda muito no organizar do ambiente e na concentração também. Home Offices, no geral, precisam ser minimalistas, e sem distrações.

 

Mas, além da parte estrutural, são necessários diversos outros itens imateriais:

– Disciplina

Ter disciplina é algo fundamental para se ter um Home Office, pois precisará resistir a tentações como por exemplo geladeira e TV a poucos passos de distância ou até mesmo as redes sociais, já que na teoria, você supervisiona a si mesmo.

Problemas domésticos também podem interferir drasticamente na rotina de trabalho se não houver disciplina.

 

– Organização

Não basta ter disciplina e ser desorganizado, manter o ambiente limpo e organizado é fundamental.

 

– Roupas

Não é porque está em sua casa que vai trabalhar de pijama, se trabalha em casa, ao menos uma camiseta polo e jeans são necessários, afinal, você pode ter que fazer uma reunião via vídeo chamada ou até receber algum cliente em seu escritório, por isso é importante estar sempre bem arrumado e, como no tópico acima, manter seu espaço de trabalho organizado.

 

Apesar de esclarecer esses itens de parte estrutural e imaterial, para alguns fica a dúvida: os benefícios do Home Office.

O maior benefício de um Home Office é a qualidade de vida e o custo.

Vamos tomar como exemplo:

Uma pessoa trabalha numa jornada de 44 horas semanais, sendo:

– Segunda à Sexta-Feira das 9:00 às 18:00 com 1 hora de almoço

– Sábado das 8:00 às 12:00

 

Em realidade, na maior parte dos casos não é exatamente esse o tempo que a pessoa usa dedicada ao trabalho, temos na maioria das vezes um extenso trajeto da casa dessa pessoa até a empresa em que trabalha, incluindo assim, em alguns casos, em média 1 hora e 30 minutos de percurso. Ou seja, a rotina fora de sua casa passa a ser:

– Segunda à Sexta-Feira das 7:30 às 19:30 com cerca de meia hora de almoço, devido à nem todas empresas possuírem refeitório, por isso reduz-se 15 minutos de trajeto da empresa até o local de almoço na ida e 15 minutos no retorno.

– Sábado das 7:30 às 13:30.

 

A jornada que inicialmente era de 44 horas semanais passa a ser 63 horas e 30 minutos semanais, cerca de 19 horas e 30 minutos gastos apenas com percurso. Tempo esse que não existe no Home Office! Pode ser usado para a prática de esportes, quem mora com você nos afazeres domésticos, acompanhar um filho até a escola ou algum outro lugar, ou até mesmo para descansar, e mais, quem trabalha com home office não sofrerá com o desgaste e estresse do trânsito, ficando assim mais relaxado e com a mente mais tranquila para se dedicar ao trabalho.