MDF ou MDP? Veja as diferenças!

 

MDF ou MDP? Veja as diferenças! Muito se fala atualmente sobre MDF e MDP, alguns dizem que MDF é melhor, outros que MDP é melhor, mas, a realidade, é que não existe melhor!

MDF – O que é e suas aplicações

MDF (Medium Density Fiberboard, placa de fibra de média densidade) é um painel de madeira reconstituída através da junção de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras e fixadas através de pressão.

As chapas de MDF são fabricadas de acordo com sua utilização final, com sua espessura variando de 3mm (milímetros) a 60mm. Existem também o HDF (High Density Fiberboard e o SDF (Super Density Fiberboard) que são painéis de fibra de madeira de maior densidade e, consequentemente, menor espessura.

Empregado em partes aparentes dos móveis, onde serão aplicados acabamentos finais. O MDF é uma madeira que permite mais criatividade no design dos móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. O material também é recomendado em casos de usinagem em baixo relevo e entalhamento.

MDP – O que é e suas aplicações

MDP (Medium Density Particleboard, placa de partículas, ou aglomerado e média densidade), possui em sua confecção o mesmo processo de fabricação que o MDF, porem, ao invés de fibras, são utilizadas partículas de madeira, o que faz com que se torne mais leve que seu “concorrente”.

As aplicações do MDP são diferentes das do MDF.

Enquanto o MDF pode ser utilizados para confecção de peças que tenham curva ou relevo, o MDP é utilizado somente para linhas retas (tais como portas e prateleiras), pois, por não ter uma densidade tão elevada quanto o MDF não permite o corte em curvas.

Com isso, o MDP é utilizado em aplicações mais práticas, e menos voltado ao design em si.

Sendo assim, notamos que não existe melhor e nem pior, mas assim, cada um é utilizado para uma finalidade diferente do outro.

 

Kazza Interiores – Um novo conceito para seus ambientes.

 

Gostou do nosso post? Compartilhe!