Móveis Planejados para quarto infantil

A escolha de móveis planejados para quarto infantil é uma escolha que os pais fazem muitas vezes desde a gestação e, em outras, para garantir a segurança e a solução de todas as necessidades de seu filho. Esses quartos, em especial, possuem uma particularidade que outros cômodos geralmente não têm: as crianças irão crescer; seus gostos e necessidades irão mudar.

Muitos pais, ao planejar um quarto infantil, se esquecem dessa situação e acabam tendo que trocar a mobília do quarto em pouco tempo, com móveis “datados” para uma fase específica. Os móveis planejados podem durar muitos anos e servir às diversas necessidades de seu filho.

Justamente por essas mudanças no desenvolvimento da criança, outros pais preferem não montar os quartos infantis com móveis planejados, prevendo justamente uma futura mudança em toda a mobília. É verdade que alguns móveis poderão ser trocados, como a cama e cadeiras, porém, ainda assim, fazer um quarto planejado pode representar diversos benefícios a médio e longo prazo, desde que o seu planejamento seja feito para tal.

 

Móveis Planejados para quarto infantil

Confira algumas dicas essenciais de móveis planejados para quartos infantis:

Decoração

Se você tiver a pretensão de reaproveitar o espaço e os móveis futuramente, o planejamento deve ser feito para longo prazo. Uma das mais importantes dicas para isso é não escolher móveis coloridos, que são excelentes para crianças pequenas, mas que perdem o gosto à medida que elas crescem. Móveis muito baixos, com gavetas pequenas, motivos infantis também acabam sendo “datados”.

Procure dar preferência a móveis brancos ou de cores naturais e investir na decoração infantil em outros aspectos, como pintura de parede, luminária ou outros objetos facilmente trocáveis.

Adaptações

No quarto infantil, procure projetar o berço em um espaço que possa caber a cama, em tamanho padrão. O trocador pode ser montado em cima de uma cômoda ou bancada que, futuramente, poderá servir como escrivaninha.

Nos armários, algumas alterações internas podem também ser feitas, como o aumento de prateleiras ou inclusão de mais cabideiros. No planejamento dos móveis planejados para quarto infantil, procure deixar a cama ou berço longe das correntes de ar, como portas e janelas, pois isso poderá ser um incômodo aos bebês,

Segurança

Um aspecto importante a ser considerado em quartos infantis para crianças de todas as idades. Para aumentar a segurança do bebê ou criança, procure posicionar mesa e trocador próximos a paredes e cantos, que diminuiria o risco de queda.

Para evitar acidentes, os puxadores embutidos são as melhores opções para utilizar nos móveis planejados para quarto infantil e até mesmo os espelhos podem se tornar mais seguros, se forem revestidos de metacrilato, um material mais resistente contra quebras.

Circulação

Um quarto infantil deve ter um amplo espaço de circulação que, ao mesmo tempo, não aumente os riscos de acidentes, esbarrando em móveis. Outra grande necessidade para uma fluida circulação no quarto infantil é a de se ter um lugar para brincar. Para otimizar esse espaço, procure não colocar móveis, como mesas e pufes no centro do quarto. Disponha os móveis planejados rentes a paredes, assim, ajuda a criança a organizar melhor a sua percepção de espaço e evitar acidentes.

Curtiu nossas dicas?

Quando se trata  de planejar e fabricar móveis planejados a Kazza Interiores pensa em cada detalhe, procurando benefícios e utilidades que fazem toda diferencia em nossos projetos.  Gostou compartilhe nas redes sociais, também deixe o seu comentário com dicas e sugestões é muito importante para que continuamos produzindo conteúdos com dicas para você!